Saliente-se que estas atletas treinam horas e horas por dia, dias e dias por semana, após semana, mês após mês, ano após ano para por fim, serem ajuizadas em apenas um minuto e meio. Sim, isso mesmo, são avaliadas em 90 segundos de prova. Todo o seu trabalho sempre acompanhado por uma treinadora é valiado em 90 segundos.
Novamente os meus parabéns para todos os envolvidos neste trabalho diário e tão exigente.
Uma pessoa que não está familarizada com este desporto, não se apercebe que aqueles 90 segundos exigem muito trabalho e dedicação da atleta, da treinadora e disponibilidade dos Pais.
Estas atletas começam desde muito novas com treinos que rapidamente são de duas ou três horas por dia. Isto porque neste País é muito difícil conciliar os estudos (carga horária muito grande) com o número de horas necessárias para evoluirem ne ginástica ritmica.
Analisemos: na maioria dos casos, os nossos alunos têm apenas dois ou três turnos livres por semana (manhãs ou tardes), que devem dormir entre oito a dez oras por dia, que têm de fazer correctamente as suas refeições, que têm de estudar e fazer todos os trabalhos que os professores pedem, que, muitos deles ainda têm aulas de Inglês por fora (dada a importância desta lingua estrangeira) e que ainda treinam duas a três hora por dia...
Ufa, já estou cansada com tanta actividade!
Penso que muito fizeram estas atletas mas acredito que ainda vamos fazer melhor! Pois acredito que nós todos, Pais, Federação de Ginástica e Ministério da Educação vamos conseguir proporcionar ainda melhores condições de trabalho e de estudo a estas jovens que dedicam todo o seu tempo a uma paixão chamada Ginástica Rítmica.
Sem comentários:
Enviar um comentário